“Boy Dodói”, HQs contra a masculinidade tóxica
Idealizada por Bebel Abreu, Helô D'Angelo e Carol Ito, e desenhada por 11 artistas sensacionais, a campanha de financiamento coletivo já está no ar, garanta o seu!
Olá!
Gostaria de te contar sobre o novo lançamento da Bebel Books: BOY DODÓI - histórias ilustradas sobre masculinidade tóxica no Catarse!
A publicação é uma coletânea de HQs escritas a partir de histórias reais enviadas por centenas de pessoas. Eu, Helô D’Angelo e Carol Ito lemos os 307 relatos e selecionamos 11 para serem ilustrados por 11 artistas mulheres e não-bináries. Alguns depoimentos são doloridos, outros absurdos, tragicômicos ou, na maioria das vezes, tudo isso junto.
Com o livro, queremos convidar leitores à reflexão sobre comportamentos machistas, sobretudo em relações afetivas, para, quem sabe, evitar que mais homens adoeçam no futuro.
Pra garantir o seu exemplar e ajudar a viabilizar o projeto, é só clicar:
Afinal, o que é um Boy Dodói?
É o homem cis criado de forma doente pelo patriarcado, que reproduz atitudes ligadas à irresponsabilidade afetiva, falta de honestidade, manipulação, egocentrismo, ausência de noções básicas sobre como estar em uma relação sem ser um grande machista, entre outros comportamentos que causam sofrimento a quem se relaciona com ele.
A coletânea não inclui episódios que envolvem transtornos psiquiátricos, pois a ideia não é alimentar psicofobia, e sim tirar o conforto de caras otários com ironia, leveza e arte. Também ficaram de fora os relatos que envolvem violência física e casos de violência psicológica mais extremos.
Além das 11 histórias longas selecionadas pro livro impresso, 8 curtinhas absurdas e hilárias - kkkry - viraram tirinhas ilustradas por Helô e Carol, que estamos postando no Instagram e que serão incluídas na publicação digital. Esta é uma delas:
O livro é uma criação coletiva desde sua concepção e seu financiamento também é: a campanha no Catarse vai até 6 de agosto.
Os apoios variam de R$ 30 (livro digital) a R$ 420 (pacote completo de recompensas).
O livro vai ter 15,5x22cm, cerca de 100 páginas e vai ser impresso em duas cores especiais.
A depender do valor investido, quem apoia pode receber o livro impresso, o livro digital com conteúdo extra, adesivos, camisetas, ecobags, pacote de figurinhas de WhatsApp, wallpaper para celular e outras surpresas mais… vem descobrir e apoiar:
O lançamento está previsto para setembro, na Bienal de Quadrinhos em Curitiba.
Conheça es artistas participantes:
Ale Kalko -
- Autora de “Vibrador mimimi” e “Matlosofia”Bennê Oliveira - @leve.mente.insana - A mente por trás da página de tirinhas Leve Mente Insana
Bruna Maia - @dabrunamaia - Autora de “Parece que piorou” e “Manual da esposa pós-moderna”
Carol Ito - @carolito.hq - Quadrinista e jornalista, vencedora do Prêmio Vladmir Herzog 2022, na categoria “Arte”. Colunista de tiras na revista Tpm.
Cecilia Marins - @ceciliatangerina - Autora de “Parque das Luzes” e “Amarras”
Helô D’Angelo - @helodangeloarte - Quadrinista e ilustradora, já publicou quatro livros e venceu o Troféu HQMIX 2022, na categoria “Web tirinhas”
Kael Vitorelo - @vitorelo.art - Autore de “Kit gay” e “Judite”
Lila Cruz - @colorlilas - Quadrinista e ilustradora, autora de “Como ser adulta e outras (im)possibilidades”
Luiza Lemos - @luizalemosarte - Autora de “Transistorizada” e co-autora da série “Deb Dreamwalker”
Marilia Marz - @mariliamarz - Autora de “Indivisível” e chargista da Folha de S. Paulo
Tai - @ixe_tai - Artivista e autora de “Causos de visagens para crianças maluvidas”
A Bebel Books é uma editora independente que já publicou mais de 80 títulos em ilustração, quadrinhos, caligrafia e outras expressões gráficas, e foi criada em 2012 por
.Acompanhe as novidades do projeto nos nossos perfis do insta:
@bebelbooks @helodangeloarte @carolitohq